Investigação de Memória de Bairro

Arte em muro do Centro Cultural Bom Jardim, em Fortaleza • Foto por João Miguel Lima • Tirada em 2009

Após alguns meses de conversas e acertos, facilitei uma oficina em 9 de julho no Centro Cultural Bom Jardim, em Fortaleza, Brasil. Fizemos uma roda de apresentação de fotos de infância e discutimos sobre as memórias individuais, coletivas e afetivas, pois memórias têm pessoas e estão inscritas no tempo. Marcamos no mapa de Fortaleza os lugares que marcaram nossas vidas, pois memórias se dão sobre o espaço. A partir do caso das várias memórias no bairro Praia de Iracema, os participantes da oficina deram suas impressões sobre Fortaleza e sobre Bom Jardim, sobre seus trabalhos no centro cultural, sobre lidar com crianças, jovens e adultos e sobre as vozes que têm sido amplificadas no bairro.

Nas 5 horas do encontro, divididas na manhã e na tarde daquele sábado, aprendi bastante. Sou grato a cada professor do CCBJ que participou da oficina apresentando uma foto de quando era criança, compartilhando histórias e impressões sobre o bairro. A oficina foi uma das atividades do projeto Jardim de Memórias.

Para quem se pergunta o que existe na periferia de Fortaleza, existe muito mais que carências sociais e estatísticas negativas. Existe muita vitalidade.

Gostarias de comentar?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s