O curioso caso de uma hashtag forjada

A Câmara Municipal de Fortaleza reservou a quarta-feira 23/11 para votar sobre a proposta de retirada de partes do Plano Diretor Participativo (PDPFor) e sobre a revogação da Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) do Cocó (ali adjacente ao Parque do Cocó). A votação estava marcada para as 9 horas.

O Facebook permite a criação de convites virtuais para eventos, e assim foi feito para mobilizar moradores da cidade com relação às dunas do Cocó. A votação na Câmara chegou como convite para mais de 2 mil pessoas. 202 pessoas confirmaram presença, 39 disseram que tentariam ir e o restante ficou sem dar resposta. Ao final da votação, a vitória foi para a ARIE do Cocó e para a manutenção do Plano Diretor.

Vale ressaltar, contudo, a cobertura dos dois principais jornais de Fortaleza: jornais Diário do Nordeste e O Povo. Os critérios de noticiabilidade foram muito destoantes. O Diário preferiu dar destaque à discussão entre os vereadores Acrísio Sena (presidente da Câmara) e Carlos Mesquita, que, junto com a vereadora Magaly Marques, foram os responsáveis pelo ataque à ARIE. O Diário, como acontece em várias outras pautas relacionadas ao Cocó e ao meio ambiente de Fortaleza, prefere se omitir e tratar como se não houvesse pouca ou nenhuma pressão de movimentos ambientalistas em Fortaleza. O jornal O Povo tem uma posição ambígua: ora apoia, ora se omite. No caso da ARIE, tem demonstrado apoio por meio de editoriais, colunas e espaço para matérias como fotos. No dia 23/11, o cartunista do jornal fez inclusive uma charge sobre a votação!

Na quarta-feira, dia da votação, cerca de 4 pessoas escreveram no Twitter sobre a votação e a ARIE com a hashtag #SalvemAsDunasDoCocó, que já foi usada em outras ocasiões. A equipe do jornal O Povo, contudo, preferiu criar uma nova hashtag para o evento: #QuartaAmbiental. Outras 4 replicaram os tweets do jornal, propagando um pouco a hashtag. No dia seguinte, a quinta-feira 24/11, o jornal estampou na capa a hashtag que ele mesmo criou – #QuartaAmbiental -, e não aquela usada por pessoas do movimento.

Gostarias de comentar?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s