zinepanfletos

Contra remoções e despejos de comunidades pelas obras de megaeventos - Mãos de Wilma Farias; foto de Sabrina Araújo.
Zinepanfleto “Contra remoções e despejos de comunidades pelas obras de megaeventos” – Mãos de Wilma Farias; foto de Sabrina Araújo.

Para o ato A LUTA CONTINUA – ATO COPA PARA QUEM, que aconteceu em Fortaleza no dia 27 de junho de 2013, experimentamos zinepanfletos com algumas demandas do movimento para distribuir entre moradores da avenida Dedé Brasil, por onde o protesto seguiu.

Foi ação pequena, com apenas 15 zinepanfletos batidos na máquina de escrever horas antes do ato e cortados um a um. Eles levavam duas pautas do movimento: Cancelamento imediato do Acquario e da ponte estaiada no rio Cocó e Contra remoções e despejos de comunidades pelas obras de megaeventos. A ideia era levar as motivações a transeuntes e moradores que observavam o protesto. Cheguei perto de algumas pessoas com um “olá” e ofereci uma tira de papel: “Essa é uma das demandas do movimento”.

O Acquario Ceará, na Praia de Iracema, e a ponte estaiada sobre o rio Cocó são duas grandes e onerosas obras que o Governo do Estado do Ceará pretende construir em Fortaleza. Tendo a Copa do Mundo como desculpa, o Governo tem empreendido remoções de comunidades (mas a resistência é organizada) para construção de linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Gostarias de comentar?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s